26 abril 2012

Itaipu Binacional


 Após retornarmos ao rápido passeio a Ciudad del Este, partimos no sábado a tarde para Itaipu Binacional, um passeio sem dúvida mais interessante e cultural que ficar fazendo compras em shopping.


Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, Itaipu é a maior hidrelétrica do mundo. Sua capacidade de geração de energia é em torno de 92.000.000 megawatts/hora.


 A capacidade energética é dividida igualmente pelos dois países, porém como o Paraguay não utiliza toda a sua parte, ele revende a energia que sobra para o Brasil.


Inaugurada em novembro de 1982, a usina já foi visitada por milhões de turistas de todo o mundo. Infelizmente, por causa da seca na região, não pude ver a vazão das águas que são 40% a mais que a das Cataratas.


Achei interessante que cada funcionário com mais de 15 anos de empresa ou aqueles que se aposentam plantam uma árvore; uma iniciativa ecologicamente interessante para ser adotada por outras empresas. 
Como a usina é binacional, metade do seu quadro funcional é preenchido por brasileiros e a outra metade por paraguaios. 


A Usina de Itaipu está sempre buscando o desenvolvimento de novas pesquisas, projetos de sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente e social.

Um dos seus projetos é o veículo elétrico; em parceria com a FIAT e a KWO.
O veículo é 100% ecológico, não emite poluentes e utiliza energia limpa proveniente de hidrelétricas.


O passeio para Itaipu custou R$ 60,00 (transfer ida/volta + ingresso visita panorâmica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário