21 abril 2015

Belém do Pará - Outras atrações

Mercado Ver o Peso

Considerada uma das maiores feiras ao ar livre, o mercado ver o peso foi inaugurado em 1901 e é um dos mais antigos do Brasil.
Ali você encontrará frutas e verduras da região, como jambu, cupuaçu, pupunha, ervas medicinais, amuletos, artesanato, peixes e até animais.

Se quiser comprar castanhas do pará e de caju aproveite a oportunidade.

O mercado de peixes fica dentro do conhecido Mercado de ferro e o mercado das carnes localiza-se no Mercado Municipal.






"Se me mandassem pesar
o peso que a vida tem
eu passaria minha vida
a ver o peso em Belém."
            José Soeiro


Mercado Municipal ou Bolonha



Mercado do Peixe


Estação das Docas

O espaço restaurado do antigo porto de Belém transformou-se em atrativo turístico. Se você quer ficar em um ambiente bonito, refrigerado e com boa gastronomia não pode deixar de visitar as Docas.
Além da gastronomia, o local possui lojas de artesanato (os preços são mais caros que nos outros lugares) e um terminal de passageiros para os diversos passeios de barco pela região.

Provei o primeiro de muitos sorvetes de frutas típicas da região, na sorveteria Cairu. De todos o melhor foi o Carimbó (cupuaçu com castanha). 
 

Não deixe também de ir na cervejaria Amazon Beer que produz cerveja artesanal. Provei a cerveja campeã de 2014 no Festival Nacional da Cerveja realizado em Blumenau/SC, a melhor cerveja do Brasil foi a Stout Açai.



Provei também a Forest Bacuri que também já recebeu vários prêmios e tem um sabor frutado.



Na parte de gastronomia, na minha primeira ida as Docas, provei tacacá, caruru e vatapá.
















E na segunda ida foi a vez da maniçoba, filhote e creme de cupuaçu.


Theatro da Paz

Fundado em 1878 no período áureo do ciclo da borracha, foi inspirada no Teatro Scala de Milão, Itália.
A visita ao teatro é guiada e portanto cheia de histórias e detalhes que sozinhos nunca iríamos imaginar.


Material decorativo todo vindo da Europa como ferro fundido inglês,mármore italiano, lustre francês, etc.

Salão Nobre (Foyer) onde os barões costumavam se reunir para bailes e recitais


São José Liberto

É um antigo presídio que agora virou polo joalheiro. Abriga o museu das gemas, o polo joalheiro e a casa do artesão.








Belém do Pará - Portal da Amazônia


Mangal das Garças

Localizado às margens do Rio Guamá, o parque além de mostrar ao visitante um pouco da natureza e aves da região, também conta com uma torre de 47 metros de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade de Belém.



Museu Paraense Emilio Goeldi

Reconhecido mundialmente como uma das mais importantes instituições de pesquisa e estudo científicos sobre a Amazônia brasileira. Fundado em 1871, abriga cerca de 2000 árvores nativas da região e algumas espécies de aves e animais.


Icoaraci 

Distrito de Belém, seu nome é de origem tupi e significa sol do rio. Lá você encontra a Feira de Artesanatode Paracuri onde pode comprar cerâmica marajoara e tapajônica a um bom preço.




Também tem um mercado de peixe e farinhas onde encontra a famosa tapioca. 
Pela rua tem sempre um vendedor de frutas com cupuaçu e outras frutas da região. E as barracas de água de coco tem por todo lugar e não custa caro, varia de R$ 2,00 a R$ 3,00.

Não podia deixar de registrar minha surpresa ao ir ao banheiro do restaurante. Alguém ainda faz as necessidades de cócoras, como os índios?
 

Belém, Pará - Centro Histórico


Cidade de Belém, Estado do Pará

As atrações turísticas de Belém do Pará podem ser conhecidas em poucos dias. A cidade, considerada o Portal da Amazônia,  foi fundada em 1616, às margens da Baia de Guajará.


Começando pela Feliz Lusitânia, nome dado pelos colonizadores portugueses ao núcleo central de Belém, este passeio engloba as seguintes edificações históricas:




1) Forte do Presépio (antigo Forte do Castelo) foi construído para proteger a cidade das invasões holandesas e francesas.

















2) Casa das Onze Janelas foi construída no século XVIII por Domingos Bacelar, rico proprietário de engenhos de açucar. Em meados de 1768, o governo do Grão-Pará adquiriu a casa para instalar o Hospital Real Militar, a adaptação do local para sua nova função foi feita pelo arquiteto italiano Antonio Landi. Em 2001, o governo estadual comprou a casa e transformou  em um espaço cultural.


Ao fundo da Casa encontra-se ancorado a Corveta Solimões, transformada desde 2008 em navio-museu e onde é possível visitar e conhecer um pouco da história deste navio.


3) Museu de Arte Sacra: A igreja de Santo Alexandre, localizada ao lado da Casa das Onze Janelas,foi recentemente restaurada para receber o Museu. A igreja, em estilo barroco e arquitetura jesuítica, foi inaugurada em 1719.



4) Catedral Metropolitana de Belém foi concluída em 1782 pelo arquiteto italiano Antonio Landi. Seu altar foi construído em Roma por Luca Carimini no século XIX. Em frente a Catedral está a Praça Dom Frei Caetano, também conhecida como Praça da Sé.

No link abaixo você pode fazer um tour virtual pela belíssima Catedral da Sé.

http://www.catedraldebelem.com/site/passeio-virtual/

A principal festa popular e religiosa de Belém é a Festa do Círio, realizada em outubro, onde a imagem da Nossa Senhora de Nazaré é transportada da Catedral da Sé para a Basílica de Nazaré.

A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, construída em estilo neoclássico, é a única basílica da Amazônia brasileira.