21 abril 2015

Belém, Pará - Centro Histórico


Cidade de Belém, Estado do Pará

As atrações turísticas de Belém do Pará podem ser conhecidas em poucos dias. A cidade, considerada o Portal da Amazônia,  foi fundada em 1616, às margens da Baia de Guajará.


Começando pela Feliz Lusitânia, nome dado pelos colonizadores portugueses ao núcleo central de Belém, este passeio engloba as seguintes edificações históricas:




1) Forte do Presépio (antigo Forte do Castelo) foi construído para proteger a cidade das invasões holandesas e francesas.

















2) Casa das Onze Janelas foi construída no século XVIII por Domingos Bacelar, rico proprietário de engenhos de açucar. Em meados de 1768, o governo do Grão-Pará adquiriu a casa para instalar o Hospital Real Militar, a adaptação do local para sua nova função foi feita pelo arquiteto italiano Antonio Landi. Em 2001, o governo estadual comprou a casa e transformou  em um espaço cultural.


Ao fundo da Casa encontra-se ancorado a Corveta Solimões, transformada desde 2008 em navio-museu e onde é possível visitar e conhecer um pouco da história deste navio.


3) Museu de Arte Sacra: A igreja de Santo Alexandre, localizada ao lado da Casa das Onze Janelas,foi recentemente restaurada para receber o Museu. A igreja, em estilo barroco e arquitetura jesuítica, foi inaugurada em 1719.



4) Catedral Metropolitana de Belém foi concluída em 1782 pelo arquiteto italiano Antonio Landi. Seu altar foi construído em Roma por Luca Carimini no século XIX. Em frente a Catedral está a Praça Dom Frei Caetano, também conhecida como Praça da Sé.

No link abaixo você pode fazer um tour virtual pela belíssima Catedral da Sé.

http://www.catedraldebelem.com/site/passeio-virtual/

A principal festa popular e religiosa de Belém é a Festa do Círio, realizada em outubro, onde a imagem da Nossa Senhora de Nazaré é transportada da Catedral da Sé para a Basílica de Nazaré.

A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, construída em estilo neoclássico, é a única basílica da Amazônia brasileira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário