22 outubro 2014

Férias em Vitória - Espírito Santo

Vitória, capital do Espírito Santo, é uma das três ilhas capitais do país. Cercada pela Baía de Vitória, foi fundada em 1551 e possui em seu acervo histórico arquitetônico os seguintes monumentos:

Palácio Anchieta: construído pelos jesuítas no século XVI, o Palácio Anchieta abriga desde o século XVIII a sede do Governo Estadual. De frente para o mar, com vista para o Porto de Vitória, a construção guarda o túmulo do padre jesuíta José de Anchieta e é uma das sedes de governo mais antigas do Brasil.


Túmulo São José de Anchieta

Palácio Anchieta



Porto de Vitória









Catedral Metropolitana de Vitória: Sua construção foi iniciada na década de 1920 e é um dos símbolos da arquitetura histórica da ilha. Atualmente encontra-se em reforma.










  • Theatro Carlos Gomes: construído na década de 1920, é um importante imóvel cultural e artístico.
  • Escadarias de Vitória: a cidade conta com belas escadarias, entre as quais a Escadaria Bárbara Lindemberg, que foi construída noséculo XX e localiza-se em frente ao Palácio Anchieta.
  • Escadaria Maria Ortiz: inaugurada em 1824, a escadaria foi construída na antiga Ladeira do Pelourinho, ligando a Cidade Alta à Baixa
  • Capela de Santa Luzia: erguida no século XVI, é a construção mais antiga da cidade.
  • Igreja do Rosário: tombada pelo patrimônio histórico, foi erguida no século XVIII..
  • Santuário de Santo Antônio: construído na década de 1960 pelos padres pavonianos, é uma das edificações católicas de maior destaque da cidade..





18 outubro 2014

Paneleiras de Goiabeiras

A cultura e o saber da fabricação das panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras/Vitória - Espírito Santo foi um dos primeiros patrimônios imateriais tombados pelo IPHAN.

Tradição repassada de mãe para filha, a confecção destas panelas é feita utilizando técnica indígena caracterizada pela modelagem manual, queima a céu aberto e aplicação de tintura de tanino. 








A argila é retirada de um barreiro no Vale do Mulembá.

A casca de mangue vermelho, de onde é feita o tanino para a pintura, é retirada do manguezal de Goiabeiras.






16 outubro 2014

36ª Festa da Polenta

A Festa da Polenta é realizada na cidade de Venda Nova do Imigrante - Espírito Santo desde 1979 pela sua comunidade de origem italiana.




A Festa não é só gastronomia, mas também a preservação da cultura italiana. 




A Casa da Nonna é a reprodução de uma casa típica de imigrantes italianos.


 



 Além da gastronomia, a festa conta ainda com apresentações de danças típicas italianas, corais e muita música.





O corte do queijo gigante é um dos destaques da Festa, porém um dos momentos mais esperados é o tombo da polenta. 


Tombo da Polenta

Conhecendo as montanhas capixabas

Domingos Martins - Pedra Azul



Um passeio imperdível é pela região de Domingos Martins.
A cidade de colonização alemã preserva sua cultura com as construções em estilo enxaimel, com a preservação do idioma alemão, com suas festas folclóricas e gastronomia. 



Para o almoço escolhemos uma comida mineira, muito saborosa, no restaurante Caminho do Imigrante. 


Ainda no município de Domingos Martins, em Pedra-Azul - Aracê, encontramos um dos cartões postais do estado do Espírito Santo: a Pedra Azul.


Esta formação rochosa de granito e gnaisse fica a 1.822 metros de altitude e apresenta ao longo do dia, de acordo com a incidência da luz solar, uma variedade de tonalidades podendo chegar a 36 tons, daí que deriva seu nome Pedra Azul.

Também é conhecida como a Pedra do Lagarto devido a uma formação rochosa que a natureza nos presentou no formato de um lagarto subindo a pedra maior.

Rota do Lagarto
 Com um dos três melhores climas do mundo e a segunda maior cobertura de Mata Atlântica do país, a região da Pedra Azul oferece belas paisagens e um roteiro agroturístico excelente.

Ficamos hospedadas na Pousada Peterle, um local aconchegante com vista para a Pedra Azul.


O hotel oferece também um café colonial, aberto para o público.








A partir do hotel, inicia-se a conhecida Rota do Lagarto. Um passeio imperdível para quem curte natureza. A estrada com suas curvas sinuosas em meio a uma vegetação exuberante me fez recordar as estradas do interior da Itália.


A Rota do Lagarto possui uma extensão de 8 km onde encontram-se vários atrativos como o Parque Estadual da Pedra Branca.

Nossa primeira parada foi no Café da Fazenda onde na antiga escola da fazenda é servido um delicioso café produzido na região, acompanhado de pão de queijo e tortas, tudo com uma decoração que te faz voltar no tempo.



Seguindo em frente, paramos na Venda da Rota, lojas de artesanato.






Na Rota do Lagarto ainda podemos visitar a Fjordland Cavalgada Ecológica onde pudemos cavalgar em cavalos da raça Fjord que é um dos mais antigos do mundo e de maior pureza racial.

Além da docilidade, outra característica é a listra preta que vai da crina até a cauda.






Para quem tem medo de andar a cavalo, temos o cavalinho de madeira... hehehe






E para repor as energias saboreamos um delicioso capuccino de bombom e uma torta de morango na lanchonete do Fjordland.

Zoológico - Marechal Floriano/ES















O primeiro zoológico do Espírito Santo fica em Marechal Floriano e é conhecido como ZOO PARK DA MONTANHA.


 
Ideal para levar a criançada pois possui um parquinho, lanchonete e um amplo espaço para brincadeiras.








A atração fica por conta do leão que no momento da foto estava dormindo e por isso não foi possível registrá-lo  e pelos tigres que segue o vídeo:


Além das diversas aves, o Zoo tem macacos, cobras, jacaré e pôneis.