16 outubro 2014

Conhecendo as montanhas capixabas

Domingos Martins - Pedra Azul



Um passeio imperdível é pela região de Domingos Martins.
A cidade de colonização alemã preserva sua cultura com as construções em estilo enxaimel, com a preservação do idioma alemão, com suas festas folclóricas e gastronomia. 



Para o almoço escolhemos uma comida mineira, muito saborosa, no restaurante Caminho do Imigrante. 


Ainda no município de Domingos Martins, em Pedra-Azul - Aracê, encontramos um dos cartões postais do estado do Espírito Santo: a Pedra Azul.


Esta formação rochosa de granito e gnaisse fica a 1.822 metros de altitude e apresenta ao longo do dia, de acordo com a incidência da luz solar, uma variedade de tonalidades podendo chegar a 36 tons, daí que deriva seu nome Pedra Azul.

Também é conhecida como a Pedra do Lagarto devido a uma formação rochosa que a natureza nos presentou no formato de um lagarto subindo a pedra maior.

Rota do Lagarto
 Com um dos três melhores climas do mundo e a segunda maior cobertura de Mata Atlântica do país, a região da Pedra Azul oferece belas paisagens e um roteiro agroturístico excelente.

Ficamos hospedadas na Pousada Peterle, um local aconchegante com vista para a Pedra Azul.


O hotel oferece também um café colonial, aberto para o público.








A partir do hotel, inicia-se a conhecida Rota do Lagarto. Um passeio imperdível para quem curte natureza. A estrada com suas curvas sinuosas em meio a uma vegetação exuberante me fez recordar as estradas do interior da Itália.


A Rota do Lagarto possui uma extensão de 8 km onde encontram-se vários atrativos como o Parque Estadual da Pedra Branca.

Nossa primeira parada foi no Café da Fazenda onde na antiga escola da fazenda é servido um delicioso café produzido na região, acompanhado de pão de queijo e tortas, tudo com uma decoração que te faz voltar no tempo.



Seguindo em frente, paramos na Venda da Rota, lojas de artesanato.






Na Rota do Lagarto ainda podemos visitar a Fjordland Cavalgada Ecológica onde pudemos cavalgar em cavalos da raça Fjord que é um dos mais antigos do mundo e de maior pureza racial.

Além da docilidade, outra característica é a listra preta que vai da crina até a cauda.






Para quem tem medo de andar a cavalo, temos o cavalinho de madeira... hehehe






E para repor as energias saboreamos um delicioso capuccino de bombom e uma torta de morango na lanchonete do Fjordland.

Nenhum comentário:

Postar um comentário